

Acadêmicos da Faculdade IELUSC conquistam 1º lugar no Prêmio de Jornalismo em SC
O webdocumentário “Vivemos Aqui”, elaborado por quatro acadêmicos da Faculdade IELUSC, foi o campeão na Categoria Jornalismo Universitário do 2º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, com trabalhos de todo o Estado catarinense. O evento de premiação aconteceu na noite de terça-feira (dia 7), no Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis.
Produzido pelos acadêmicos: Kevin Eduardo e Pedro Novais (Jornalismo), Noah Rosa (Publicidade e Propaganda) e Lucas Leoni (Sistemas para a Internet), o trabalho contou com a orientação da professora Kérley Winques.
Este webdocumentário “Vivemos Aqui” é dividido em quatro episódios e narra a história de uma tentativa de expulsão de uma família de sua casa, em meio à pandemia. Este documentário concorreu com outros 46 inscritos nesta mesma categoria.
O webdocumentário pode ser acessado pelo link: http://vivemosaqui.com.br/#/
“Um dos objetivos do jornalismo é lançar luz sobre temas que necessitam de visibilidade e de debate público. É por isso que o jornalismo é um agente de transformação social. O webdocumentário Vivemos Aqui faz isso. Toca em feridas que precisam ser tocadas. A luta por moradia é uma realidade dura enfrentada por muitos brasileiros e comunidade indígenas. Que este trabalho siga inspirando e provocando reflexões. Estamos felizes e orgulhosos”, comenta a professora Kérley Winques.
No total, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) recebeu 351 trabalhos inscritos de jornalistas e estudantes de Jornalismo de todas as regiões de SC nas sete categorias.
“Pra mim, este prêmio representa muitas coisas, mas principalmente, ele representa o porque eu escolhi Jornalismo: para contar história de pessoas comuns, de grupos marginalizados, que são vistos, muitas vezes, com desprezo pela sociedade. A nossa profissão tem passado por muitas reconfigurações, mas a gente jamais deve esquecer qual é a essência dela. Fiquei extremamente feliz em ter vencido o prêmio contanto a história de uma comunidade que eu admiro muito; espero que o poder público olhe a comunidade Deni com mais respeito e zelo”, expõe o acadêmico Kevin Eduardo, um dos participantes do grupo.
O prêmio é uma parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). As outras categorias participantes foram: Vídeo e Texto, Jornalismo Visual, Áudio, Fotojornalismo e Categoria Especial: Cooperativismo.
Para a coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC, Marília Crispi de Moraes, o prêmio ACI/Ocesc é, sem dúvida, um reconhecimento público da importância do tema e da qualidade jornalística do webdocumentário Vivemos Aqui, afinal passou pelo crivo de avaliadores altamente capacitados e concorreu com trabalhos oriundos de muitas cidades catarinenses. “É também um estímulo para que a equipe continue trabalhando em novas reportagens aprofundadas”, informa ela.
Registro do dia da premiação, em Florianópolis
Acadêmicos Kevin Eduardo e Pedro Novais estão agachados, junto com as famílias entrevistadas no webdocumentário