23 de março • 2022
Cursos - Fonoaudiologia - Novidades

Acadêmica de Fonoaudiologia treina para competições no Centro de Natação BONJA

 

A parceria entre o Centro de Natação e Academia BONJA e a Associação Paralímpica de Joinville (APJ), iniciada em 2022, segue contribuindo para o desenvolvimento da prática esportiva, principalmente, para os atletas da natação paradesportiva. Mariana de Andrade de Mello é uma das atletas que está treinando na instituição, visando as competições do ano em preparação ao Mundial, na Argentina. Ela também é acadêmica de Fonoaudiologia, da Faculdade IELUSC.

Mariana começou a nadar aos nove anos de idade. Ela conta que, no início, a adaptação foi estranha, pois não podia utilizar o implante coclear, dispositivo utilizado por pessoas com perda auditiva profunda bilateral e que auxilia na restauração do sentido.

Entre 2018 e 2019, a nadadora somou sete medalhas de ouro no Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), nas provas de 50 e 100 metros livre, 50 e 100 metros costas, e 50 metros peito. Em 2021, conquistou duas medalhas de prata na Surdolimpíada Nacional, nas provas de 50 e 100 metros livre.

Mariana de Andrade de Mello aparece na foto, posicionada do centro à esquerda, mostrando suas medalhas de prata conquistadas em 2021. Ela é uma mulher branca, de cabelo castanho-claro, que está preso em um coque, e olhos escuros. Ela está sorrindo e fazendo o sinal "Amo você" em língua de sinais. Ao fundo, está um backdrop/painel azul com os patrocinadores da competição nacional de surdolimpíada.

Mariana de Andrade de Mello aparece na foto vertical, posicionada no bloco de partida, preparada para pular na piscina do Centro de Natação e Academia BONJA. Ela é uma mulher branca, e está com uma touca e maiô de natação azuis.

Atualmente, Mariana treina durante uma hora e meia, de segunda a sexta-feira, no Centro de Natação e Academia BONJA. Ela se prepara para o Parajasc de 2022, que acontecerá de 11 a 15 de maio. Além disso, planeja competir, nacionalmente, no Circuito Brasil Loterias Caixa 2022 e, mundialmente, em 2023, no 6º World Deaf Swimming Championships, na Argentina, caso alcance o índice necessário. “Meu grande objetivo é continuar treinando muito aqui no BONJA, que tem uma estrutura perfeita, e continuar diminuindo os tempos, pois quero chegar nas competições mundiais e inspirar os mais jovens”, revela.

A acadêmica de Fonoaudiologia também evidencia o desejo de concluir o curso de graduação e auxiliar outras pessoas. “Sempre gostei. Fiz muitas sessões por 12 anos da minha vida, e aprendi muito como paciente. Quero estudar e me tornar fonoaudióloga para ajudar as crianças.” 

 

BONJA e APJ

Em 2022, o Centro de Natação e Academia BONJA começou a oferecer treinos a atletas da Associação Paralímpica de Joinville (APJ). As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, com o objetivo de preparar os atletas para as competições de alto rendimento da natação paralímpica e no paradesporto.

Saiba mais sobre a rotina dos atletas: clique aqui.