Acadêmica de Fonoaudiologia treina para competições no Centro de Natação BONJA
A parceria entre o Centro de Natação e Academia BONJA e a Associação Paralímpica de Joinville (APJ), iniciada em 2022, segue contribuindo para o desenvolvimento da prática esportiva, principalmente, para os atletas da natação paradesportiva. Mariana de Andrade de Mello é uma das atletas que está treinando na instituição, visando as competições do ano em preparação ao Mundial, na Argentina. Ela também é acadêmica de Fonoaudiologia, da Faculdade IELUSC.
Mariana começou a nadar aos nove anos de idade. Ela conta que, no início, a adaptação foi estranha, pois não podia utilizar o implante coclear, dispositivo utilizado por pessoas com perda auditiva profunda bilateral e que auxilia na restauração do sentido.
Entre 2018 e 2019, a nadadora somou sete medalhas de ouro no Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), nas provas de 50 e 100 metros livre, 50 e 100 metros costas, e 50 metros peito. Em 2021, conquistou duas medalhas de prata na Surdolimpíada Nacional, nas provas de 50 e 100 metros livre.


Atualmente, Mariana treina durante uma hora e meia, de segunda a sexta-feira, no Centro de Natação e Academia BONJA. Ela se prepara para o Parajasc de 2022, que acontecerá de 11 a 15 de maio. Além disso, planeja competir, nacionalmente, no Circuito Brasil Loterias Caixa 2022 e, mundialmente, em 2023, no 6º World Deaf Swimming Championships, na Argentina, caso alcance o índice necessário. “Meu grande objetivo é continuar treinando muito aqui no BONJA, que tem uma estrutura perfeita, e continuar diminuindo os tempos, pois quero chegar nas competições mundiais e inspirar os mais jovens”, revela.
A acadêmica de Fonoaudiologia também evidencia o desejo de concluir o curso de graduação e auxiliar outras pessoas. “Sempre gostei. Fiz muitas sessões por 12 anos da minha vida, e aprendi muito como paciente. Quero estudar e me tornar fonoaudióloga para ajudar as crianças.”
BONJA e APJ
Em 2022, o Centro de Natação e Academia BONJA começou a oferecer treinos a atletas da Associação Paralímpica de Joinville (APJ). As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, com o objetivo de preparar os atletas para as competições de alto rendimento da natação paralímpica e no paradesporto.
Saiba mais sobre a rotina dos atletas: clique aqui.