10 de outubro • 2023

4° CONIPE vai reunir acadêmicos, docentes e pesquisadores, de 16 a 18 de outubro, em Joinville

 

A Faculdade IELUSC promove a 4ª quarta edição do CONIPE – Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão. O evento acontece de segunda (16/10) a quarta-feira (18/10), no Auditório da unidade Saguaçu, em Joinville, sempre a partir das 19 horas.

Com a temática voltada para o meio ambiente, “Por um mundo sustentável e possível”, o evento vai reunir acadêmicos, docentes, pesquisadores e pessoas interessadas em assistir as apresentações de pesquisas e trabalhos de extensão dos docentes e discentes da instituição.

Mais informações e cronograma completo pelo portal: https://conipe.ielusc.br/

“Queremos que as palestras criem um impacto e uma transformação na vida de todos os participantes”, declara a professora Marilyn Gonçalves Ferreira, presidente do evento.

Um dos pontos altos do evento será a apresentação dos artigos e trabalhos inscrito, marcada para a noite de terça-feira (dia 17), contemplando: Relato de experiência; Revisão bibliográfica; Estudos experimentais; Estudos comparativos; Revisão sistemática e metanálise; Relato de caso ou estudo de caso; Série de casos; Estudo transversal (ou seccional); Estudo de caso-controle; Estudo de coorte; Estudo randomizado, e Estudo ecológico, além dos trabalhos de extensão realizados na instituição.

Confira a programação completa (Auditórios da unidade Saguaçu):

Dia 16 de Outubro (segunda-feira)

  • 19h – Palestra de abertura: “Como reinventar o mundo tendo a natureza como modelo?”, ministrada pela palestrante Elizabeth Oliveira
  • Lançamento da Revista Redes

Dia 17 de Outubro (terça-feira)

  • 19h – Apresentação de trabalhos e oficinas. 

            Local: Salas de aula da Unidade Saguaçu da Faculdade IELUSC

Dia 18 de Outubro (quarta-feira)

  • 19h – Mesa de encerramento: “Qual o papel da sociedade nas políticas de conservação e nos direitos dos povos tradicionais?”, com os palestrantes Érika Fernandes-pinto e Leonardo Wera Tupã.

Conheça os palestrantes:

Elizabeth Oliveira é jornalista e pesquisadora brasileira, baseada no Rio de Janeiro, especializada em temas socioambientais, com formação acadêmica interdisciplinar. Pós-doutoranda pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação na Cátedra de Meio Ambiente Bertha Becker (2022-2023). Também colabora com mídias especializadas nas quais tem conseguido refletir seus temas de pesquisa sobre a relação sociedade-natureza. 

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), vinculado ao Instituto de Economia da UFRJ; e mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS, vinculado ao Instituto de Psicologia da mesma instituição. Na academia é integrante do Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social – GAPIS, da UFRJ. 

Leonardo Gonçalves Wera Tupã é professor guarani, tradutor, graduado pela Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC) e liderança na Aldeia Yvy Ju/Reta, em São Francisco do Sul. Tem participação histórica em instituições como Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Érika Fernandes-Pinto é formada em Ciências Naturais e doutora em Ciências Sociais. Com mais de 20 anos na gestão pública, atua no encontro desses campos de conhecimento, buscando a convergência das políticas de conservação da natureza e os direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. É idealizadora da iniciativa Sítios Naturais Sagrados do Brasil, que desde 2012 vem registrando esses lugares e divulgando a importância do seu reconhecimento e proteção no país e em outros contextos latinoamericanos.

Sua pesquisa sobre a temática foi ganhadora do Prêmio ANPPAS de melhor tese de doutorado do biênio 2016-2017 sobre a relação sociedade e natureza.  Faz parte do Grupo Internacional de Especialistas em Valores Culturais e Espirituais das Áreas Protegidas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (CSVPA/IUCN). No Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), coordena um programa voltado ao reconhecimento e integração dos valores culturais da natureza na gestão de áreas protegidas.

 

Lançamento da 6ª edição da Revista Redes

Durante o CONIPE, é lançada a 6ª edição da Revista Redes. Ao todo, são 20 artigos de 58 autores entre docentes, acadêmicos, egressos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia e  Publicidade e Propaganda. Trata-se de uma revista anual com Qualis B3.

Esta edição, com 292 páginas, foi editada pela professora Mestra Maiara Maduro e contou com a revisão e diagramação do professor Dr. Sandro Galarça. A capa simboliza a união do CONIPE e da Redes e as conquistas até agora: AEP – Agência Experimental de Publicidade.

Segundo a editora Maiara Maduro, neste ano, a Revista Redes recebeu número recorde de submissões: 39. Isso comprova que a revista está se fortalecendo no campo científico como um periódico importante para a disseminação das pesquisas realizadas no âmbito da ciência e da extensão.

“Como editora, posso afirmar que foi um desafio fechar esta 6ª edição, mas ao mesmo tempo foi muito gratificante ver que a instituição está atuando nas mais diversas áreas da ciência e que aqui são produzidas pesquisas com rigor metodológico que irão fazer a diferença na sociedade”, explica a professora.

A revista digital estará disponível no portal: http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/issue/view/7