
Blog


Você gosta da área de Saúde?
Se você sempre se interessou pela área de Saúde, não precisa seguir uma das carreiras “tradicionais”. Em vez disso, por que não ajudar as pessoas de outra maneira? Com a Fonoaudiologia, é possível.
A área trabalha com funções motoras essenciais para o cotidiano das pessoas, portanto, permite auxiliar os pacientes em vários sentidos. Além de cuidar de quem tem alguma condição de saúde, ajuda a melhores problemas diversas áreas – como no de entretenimento.
Já que essa alternativa é tão versátil, que tal conhecê-la? Veja tudo sobre Fonoaudiologia e não fique na dúvida!
Um panorama da área
No mundo todo, cerca de 5% das pessoas são atingidas pela gagueira. Desse total, 1% carrega o problema para a vida adulta. Isso significa que há cerca de 70 milhões de pessoas com essa dificuldade. No Brasil, não é diferente. Para garantir qualidade de vida e até melhoria na fala e em outras funções, há a Fonoaudiologia.
Apesar do nome, ela não se restringe apenas a esses cuidados. Ela também envolve técnicas, práticas e recursos para cuidar da audição, da expressão e até da movimentação das estruturas faciais. Trata-se, portanto, de uma área muito importante.
Quem segue essa profissão tem a chance de atuar em clínicas e hospitais públicos e particulares, além de abrir o próprio consultório. Ainda pode trabalhar em empresas privadas e até empreender sobre o tema.
O cotidiano do profissional
A rotina de um fonoaudiólogo é muito dinâmica e envolve, até mesmo, a qualidade de vida e a autoestima das pessoas. Ele é responsável por diagnosticar, recomendar tratamentos e até por prevenir desafios diversos.
Pode atuar com pessoas com problema na fala, na audição ou na escrita. Também cuida de quem tem dificuldade de mastigação ou respiração. Os pacientes procuram o atendimento por apresentar problemas congênitos ou para auxiliar na recuperação de cirurgia ou acidentes. Além disso, há os que queremos melhorar certos resultados.
Com a abordagem correta, o especialista consegue devolver ou corrigir, mesmo que parcialmente, funções tão indispensáveis no cotidiano.
As habilidades necessárias
O conhecimento sobre os sistemas e os tratamentos são essenciais. Porém, também é preciso que o estudante de Fonoaudiologia apresente algumas habilidades. Assim, você tem a certeza de ser um bom profissional. Venha descobrir quais capacidades desenvolver!
Bom relacionamento interpessoal
Para garantir um bom atendimento, o fonoaudiólogo tem que ser pontual, ter as informações certas sobre cada pessoa e adotar corretamente os tratamentos. No meio disso tudo, tem que se conectar com o paciente de forma verdadeira. Então, precisa equilibrar essas responsabilidades e saber firmar um relacionamento de confiança!
Capacidade de atualização
O ambiente de Fonoaudiologia é repleto de pesquisas, descobertas e protocolos. Então, é fundamental ser capaz de se manter atualizado e de unir várias disciplinas. Somente assim você poderá entregar o melhor atendimento para cada necessidade.
Atuação ética
Muitas vezes, as pessoas que procuram um fonoaudiólogo estão fragilizadas ou, no mínimo, ansiosas e preocupadas. É algo que exige uma atuação ainda mais profissional para transmitir segurança, certo? Por isso, é preciso conhecer e respeitar os princípios éticos. Assim, construirá uma reputação forte e com bons resultados!
A Fonoaudiologia oferece cuidados especiais com a saúde e permite ter mais qualidade de vida e até autoestima. Se você quer se relacionar com as pessoas para ajudá-las de uma forma única, essa é a sua área!