Blog

22 de agosto • 2019
Comunicação

Você gosta da área de Ciências Sociais?

Se você fica sabendo de um show da sua banda favorita, do retorno daquela série ou do que aconteceu no seu bairro, então está em contato com o Jornalismo. Essa profissão inclui mais que escrever ou reportar. Ela conta histórias verdadeiras, de interesse público e que podem mudar a vida das pessoas.

Caso goste das Ciências Sociais e de tudo o que envolve a linguagem, esse pode ser o curso ideal. Para que não restem dúvidas, o melhor é conhecê-lo. Então, venha conosco e saiba tudo sobre Jornalismo e sobre as possibilidades dessa formação!

Um panorama da área

Em apenas uma década, o número de jornalistas aumentou 400% no Brasil. Ao total, há 145 mil profissionais da área no país. Mas em um mundo cada vez mais ávido por informação, o mercado tende a absorver um volume ampliado de graduados.

O Jornalismo tem uma função essencial na sociedade, já que é a carreira que nos mantém informados. Também é capaz de gerar entretenimento, cobrar a política e oferecer transparência sobre o cotidiano. Os profissionais, portanto, têm responsabilidades ética e social e grande capacidade de mudar o mundo.

Quem se forma na área tem a chance de trabalhar em jornais, revistas, sites e portais. Também pode atuar em assessorias de imprensa, na parte de relações públicas de empresas privadas e até em agências de publicidade.

O cotidiano do profissional

O jornalista é uma espécie de guardião do interesse público. É quem apura notícias, investiga fatos e divulga as informações pertinentes.

Ele pode agir dentro de uma editoria tradicional, como de um jornal, ou de forma independente. O importante é que esteja disposto a abordar a verdade, com responsabilidade e interesse em ouvir os dois lados.

Há muitas carreiras que ele pode seguir, com especialização em diversas mídias e temas. Há jornalistas esportivos, de comportamento, saúde e assim por diante. Também há quem atue no rádio, na TV, na mídia impressa ou digital — não faltam alternativas!

As habilidades necessárias

Para atuar de forma competente, o profissional de Jornalismo precisa reunir algumas qualidades essenciais. Se você curte a área, não deixe de conhecer quais são as principais entre elas!

Boa comunicação

Mais que escrever corretamente, o profissional tem que ter domínio da linguagem e da comunicação. Ele deve saber se expressar de todos os modos, pois é isso que permite que conte uma história interessante para o público.

Espírito crítico

Um jornalista não deve acreditar na primeira versão dos fatos ou no que disseram ser a verdade. Cabe a ele o papel de cavar fundo e descobrir qual é a verdadeira história de uma situação. Ter senso crítico é fundamental para duvidar, apurar e dar credibilidade às notícias e produções.

Conhecimentos gerais

Toda notícia está inserida em um contexto maior e cada sociedade tem suas características. O bom jornalista sabe disso porque tem muitos conhecimentos gerais. Mais que entender da própria área, ele está sempre ligado no que acontece ao redor para criar algo completo e relevante.

O Jornalismo é um ramo fundamental para a sociedade e que será fortalecido. Ao se matricular no curso, você pode aproveitar toda a importante responsabilidade social que vem com a profissão!

Veja mais

Conheça como é fazer Jornalismo no Ielusc

22 de agosto • 2019

Quanto ganha um jornalista?

22 de agosto • 2019

Por que mais estudantes querem ser jornalistas?

22 de agosto • 2019