
Blog

Quanto ganha um publicitário?
Para conhecer a área de Publicidade e Propaganda de verdade, é interessante saber quanto ganha um profissional. Além de entender como é o cotidiano ou o perfil, é importante identificar a remuneração, certo?
Como o mercado anda em alta, é possível encontrar vagas com vencimentos atraentes. Quanto mais especializada ou relevante for a função, maiores são os recebimentos mensais. Ao explorar os números, é bem simples se preparar. Vamos descobrir o salário de um publicitário? Confira os valores!
O piso e a média salarial
De maneira padronizada, a profissão é conhecida pela classificação de “agente publicitário”. Nessa forma genérica, já é possível ter uma ideia dos ganhos. De acordo com o site Salario.com.br, a jornada de trabalho média é de 42 horas semanais.
A média do piso é de R$ 2,4 mil, enquanto o valor médio total é de R$ 3,4 mil. O teto fica por volta de R$ 5 mil. Com base em 8 mil salários, o valor médio da hora é de R$ 15,26. A hora extra custa por volta de R$ 22,89.
No entanto, também há áreas que pagam mais. Atividades de consultoria de informação, por exemplo, pagam cerca de R$ 5 mil. Na gestão de ativos não financeiros, os valores podem chegar a R$ 6 mil.
A influência do porte e da experiência
Como acontece em outras áreas, o salário de um publicitário também depende do tipo de empresa, do porte do negócio e do seu nível de experiência. Quanto maiores forem esses níveis, melhores são os salários. Um profissional júnior em uma microempresa ganha, em média, R$ 2,1 mil. Em um empreendimento de grande porte, salta para R$ 4,6 mil.
Já o publicitário pleno recebe de R$ 2,8 mil, no estabelecimento menor, a R$ 4,9 mil, no maior. Com experiência sênior, o pagamento na microempresa é de R$ 3,6 mil e, nas principais corporações, de R$ 8,9 mil.
As diferentes carreiras
Uma das vantagens do ramo de Publicidade e Propaganda é a grande variedade de profissões. Com responsabilidades distintas, também variam os salários. Veja quais são os números médios do mercado, segundo o levantamento do Glassdoor!
- Atendente Publicitário: R$ 2,5 mil a R$ 5 mil
- Redator Publicitário: de R$ 2,8 mil a R$ 7 mil;
- Analista de Marketing: de R$ 2 mil a R$ 5 mil;
- Analista de Mídias Sociais: de R$ 1,9 mil a R$ 3 mil;
- Diretor de Arte: de R$ 3 mil a R$ 6 mil;
- Planejador de Mídia: de R$ 2 mil a R$ 6 mil;
- Community Manager: de R$ 2 mil a R$ 6 mil;
- Executivo de Contas: de R$ 2,1 mil a R$ 7 mil.
- Gerente de Projetos Digitais: de R$ 4 mil a R$ 18 mil;
- Gerente de Mídias: de R$ 3 mil a R$ 13,3 mil.
Os ganhos de um publicitário são bem atraentes, ainda mais com posições diferenciadas no mercado. Agora que você já conhece os números, fica simples se decidir pelo curso de Publicidade e Propaganda, não é mesmo?