Blog

22 de julho • 2019
Psicologia & Comportamento

Por que mais estudantes querem ser psicólogos?

A sociedade muda constantemente — e hoje mais que nunca. Com novas atitudes, preferências e comportamentos, ocorrem diversas alterações na forma de estudar e lidar com cada caso. Portanto, a Psicologia está em contínua transformação — assim como as carreiras relacionadas.

Há várias profissões ligadas ao futuro da Psicologia. Ao conhecê-las, dá para ter uma ideia do que esperar da área e sobre quais são as suas preferências. Que tal explorar as principais alternativas? Venha conferir as 5 carreiras do futuro da Psicologia que separamos para você!

1. Neuropsicólogo

A Neuropsicologia está em alta. Em vez de utilizar apenas as teorias sobre a psicoterapia, há um entendimento muito mais complexo sobre o cérebro e sistema nervoso geral. Ao compreender o funcionamento exato da área, é possível prever comportamentos, fazer comparações e desvendar cada pessoa.

Se decidir trabalhar com isso, estará ligado, principalmente, a avaliações. Com os métodos adequados, poderá identificar perfis, analisar os riscos de certos indivíduos ou se elas se encaixam em determinada situação, por exemplo.

2. Orientador profissional

Escolher uma carreira não é fácil. Você sabe bem disso, não é? Muitos jovens têm dúvidas e ter a orientação certa é essencial. Além de fazer testes vocacionais, vale a pena ter o apoio de um orientador profissional.

Nessa posição, será o responsável por avaliar as características de cada estudante e conduzi-los à descoberta da melhor opção. Dessa forma, indicará quais são as alternativas ideais de acordo com cada necessidade.

3. Psicólogo educacional e escolar

E, por falar em estudantes, como psicólogo também é possível atuar diretamente em escolas. Esse papel é essencial para um bom desenvolvimento de alunos em todas as fases, o que faz o profissional ser cada vez mais procurado.

O psicólogo age para unir alunos, professores, diretoria e família. Com ações específicas, pode oferecer aconselhamento familiar, conscientizar estudantes sobre o bullying, reconhecer problemas e assim por diante.

4. Psicólogo hospitalar

Muitas vezes, o hospital tem pessoas com histórias complexas e com grande carga emocional. Um paciente doente ou acidentado, por exemplo, pode ter traumas psicológicos, bem como sua família. Então, o psicólogo hospitalar é essencial.

Se você seguir nessa área, atuará com outros profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, para ajudar os indivíduos. Poderá conduzir pacientes e familiares a lidar com doenças, dificuldades ou mesmo perdas. Assim, é possível realizar intervenções positivas.

5. Psicólogo clínico

Por mais que a Psicologia Clínica já seja tradicional e consolidada, ela também faz parte das profissões do futuro. Afinal, em um mundo tão dinâmico e conectado, surgem novas dificuldades e dúvidas. Para promover e retomar a saúde mental, há a chance de trabalhar nessa área.

Você terá a função principal de comandar a psicoterapia. Após ouvir o paciente, poderá aplicar técnicas cientificamente comprovadas para gerar resultados melhores. Como cada pessoa apresenta condições e alternativas diferentes, é uma carreira extremamente dinâmica.

A Psicologia traz várias carreiras e poderá escolher a que tiver mais a ver com você. Diante de tantas opções, dá para perceber como esse curso permite um crescimento profissional contínuo — e, por isso, é uma boa possibilidade.

Veja mais

Você gosta de Ciências Humanas?

29 de julho • 2019

Como é fazer Psicologia no Ielusc

22 de julho • 2019

Você gosta da área de Saúde? Conheça tudo sobre Psicologia

22 de julho • 2019