Blog

02 de agosto • 2019
Saúde

Por que mais estudantes querem ser nutricionistas?

A alimentação é um processo que faz parte da vida do ser humano desde sempre. No entanto, não significa que as coisas não mudem nesse sentido. Nossos hábitos se transformam com o tempo e, com isso, surgem novas profissões para quem faz Nutrição.

Tanto os estudantes quanto os interessados pela área devem ficar de olho nas oportunidades, já que não faltam possibilidades de atuar de um jeito diferente. Inclusive, é algo que justifica a crescente procura por esse curso. Demais, não é? Apresentamos 5 carreiras do futuro em Nutrição para você prestar atenção e já se preparar. Venha ver!

Nutrigenômica

Nossos genes carregam muitas informações — entre elas, como reagimos aos alimentos. É por isso que tem gente que come de tudo e não engorda e outras pessoas que sentem sintomas adversos quando ingerem um grupo de ingredientes.

Com a carreira em nutrigenômica, é possível conhecer, exatamente, quais são as reações entre alimentos e o corpo. Com o mapeamento genético, pode-se recomendar a dieta perfeita para cada paciente, o que gera muito mais eficiência. Como o uso da tecnologia é cada vez maior, a popularização é questão de tempo.

Nutrigenética

A nutrigenética é outra tendência de profissão e que é diferente da primeira. A nutrigenômica tem a ver com alimentos de forma individual e quais são os impactos no indivíduo. Já a nutrigenética tenta entender por que uma dieta funciona tão bem para alguém, mas não tem os mesmos resultados em outra pessoa.

A ideia é conquistar uma personalização ainda maior. Enquanto a profissão anterior reconhece os ingredientes, essa possibilidade define como eles devem ser incorporados no cardápio do cotidiano.

Nutrição comportamental

Por um lado, a Nutrição ocupa a área da ciência, do mapeamento genético e das definições personalizadas e precisas. De outro, uma profissão do futuro tem a ver com o seu caráter comportamental.

Ninguém come apenas para obter nutrientes. Há muitas questões envolvidas, inclusive sociais e psicológicas. A abordagem desse tipo busca tornar a comida a aliada de uma vida saudável e não o obstáculo a ser vencido. Com isso, é possível manter um relacionamento positivo.

Comida de verdade

No mesmo estilo dessa ideia de “comer e natural”, há a proposta da Nutrição no campo da comida de verdade. A proposta é o que o nome revela e inclui alimentos naturais e até orgânicos.

A proposta é fugir dessa onda de industrializados, conservantes e outros aditivos. Então, é papel do nutricionista unir ingredientes naturais, adequação ao estilo de vida, ao cotidiano e ao sabor. Desse jeito, a dieta fica mais saudável sem esforços.

Slow food

A alimentação industrializada ajudou a expandir o conceito de “fast food”. Sem tempo para nada, as pessoas foram seduzidas pela ideia de comer com rapidez e muita praticidade. Mas, sabemos bem, essa pode não ser a melhor alternativa.

Então, os nutricionistas voltados para a slow food buscam desconstruir esse conceito de eficiência até na hora de comer. O movimento inclui mudanças de hábitos para ter uma dieta inteligente, nutritiva e natural.

A Nutrição traz novas carreiras ligadas ao futuro e que prometem ser cada vez mais importantes. Com a escolha do curso, você poderá aproveitar essas e muitas outras opções!

Veja mais

Conheça como é fazer Nutrição no Ielusc

02 de agosto • 2019

Você gosta da área de Saúde?

02 de agosto • 2019

Conheça como é fazer a licenciatura em Educação Física no Ielusc

02 de agosto • 2019