
Blog


Por que mais estudantes querem ser enfermeiros?
Atuar em um hospital ou em casa de saúde não é a única alternativa para quem cursa Enfermagem. As mudanças no comportamento, na sociedade e até nas tecnologias abrem espaços para novas carreiras. Agora, há oportunidades do futuro que chamam a atenção de estudantes da área.
Conhecer as chances de carreira, inclusive, é essencial para já se planejar. Com o direcionamento dos estudos, vai ser ainda mais fácil obter o sucesso desejado na profissão.
Que tal descobrir quais são 5 carreiras para o futuro da Enfermagem? Veja as possibilidades!
1. Profissional de parto humanizado
O nascimento de um bebê é um momento único e que precisa dos cuidados certos. Embora o parto do tipo cesárea seja comum no Brasil, a recomendação da Organização Mundial de Saúde é dar preferência ao parto normal, sempre que for viável.
Para tanto, os enfermeiros têm um papel fundamental. O profissional de parto humanizado ajuda a gestante a passar por todas as fases, da preparação ao nascimento, de modo a criar uma experiência segura e tranquila. Como a busca por esse tipo só cresce, é uma carreira que promete se destacar.
2. Atuante de práticas integrativas
A medicina “tradicional” não é a única alternativa para cuidar da saúde. Agora, técnicas alternativas, como o Reiki e acupuntura, são cada vez mais procuradas. Inclusive, já estão em testes em alguns países, como Portugal.
Ser um profissional de Enfermagem atuante nessas práticas garante diferenciação e um cuidado especialmente personalizado. Com a proposta de “Enfermaria Integral”, o campo está em desenvolvimento. A ciência e a medicina não são deixadas de lado e, sim, unidas a outras técnicas com bons resultados.
3. Cuidados paliativos
Quando o paciente passa por uma doença prolongada e, às vezes, até sem cura, requer uma atenção especial. Então, o profissional de Enfermagem tem a chance de atuar com os cuidados paliativos.
A cura não é, necessariamente, o objetivo. O interesse principal é a qualidade de vida e, por isso, deve ser criado um plano personalizado de cuidados, com foco na dignidade humana.
4. Atenção terciária privada
O nível terciário de saúde inclui procedimentos e exames de alta complexidade. As atividades vão desde diagnósticos oftalmológicos de alta tecnologia a cirurgias neurológicas.
Ao estudar Enfermagem, é possível atuar nesse segmento, com assistência e cuidados específicos. Com uma boa capacitação, você poderá ocupar essa vaga tão valorizada e com grande potencial de crescimento.
5. Profissional de Instituições de Longa Permanência
Com o envelhecimento da população, cresce a preocupação com o cuidado dos idosos. Uma das soluções é recorrer a Instituições de Longa Permanência, como casas de repouso.
Os enfermeiros são essenciais pela necessidade de cuidado continuado. Com uma atuação voltada para essa parcela da população, dá para se consolidar no mercado e atender às demandas que prometem surgir no futuro.
Nesse caso, as atividades vão desde a atenção básica, como prestar auxílio na medicação e nos banhos, até tarefas complexas. Na multidisciplinaridade, é um ramo que também envolve cuidados paliativos.
A Enfermagem oferece carreiras variadas e conectadas com o mundo atual e suas necessidades. Ao conhecer essas opções, é possível já se preparar para aproveitar o melhor do curso.