Blog

23 de agosto • 2019

Por que mais estudantes querem ser bacharéis em Educação Física?

É comum associar o bacharelado em Educação Física à prática de esportes. Contudo, essa é uma área muito ampla e que oferece ótimas opções de carreira. Com a orientação certa, você tem a chance de escolher algo condizente com os seus interesses.

Para o presente e o futuro, algumas oportunidades já se mostram mais interessantes. Ao conhecê-las, você começa a se preparar desde agora para aproveitá-las! A seguir, veja quais são 5 carreiras do futuro para quem cursa o bacharelado em Educação Física.

1. Personal trainer

Ao falar nessa área, é praticamente impossível não citar a função de personal trainer. Essa é uma atividade famosa no mercado, mas que sempre tem espaço para educadores qualificados. O personal pode atuar em academias e centros de treinamento com cada aluno. Ele conhece suas necessidades, condições e limitações e, então, especifica os exercícios. Também é responsável por orientar e acompanhar a execução.

Ainda há a chance de ser um profissional liberal contratado de forma exclusiva. Muita gente gosta de ter esse apoio para treinar na academia do prédio ou ao ar livre e, para tanto, contrata os serviços. Possibilidade é o que não falta!

2. Educador físico do Programa de Saúde da Família

Educação Física também é questão de saúde. Por isso, o profissional consegue atuar nesse ramo. Em relação ao SUS, o Programa de Saúde da Família (PSF) é o mais indicado. Como esse programa é voltado para a prevenção e acompanhamento, o bacharel tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com uma atividade integrada a outros profissionais, como clínicos, fisioterapeutas e nutricionistas, ele elabora soluções específicas. Assim, é possível evitar doenças crônicas e garantir resultados únicos.

3. Preparador físico ou treinador

Quem se interessa muito por esportes tem a chance de atuar exatamente nessa área. Um bacharel em Educação Física pode ser um treinador desportivo, em várias modalidades. Como conhece regras e características específicas, oferece a melhor orientação.

Além disso, há a chance de trabalhar como preparador físico. Esse é o profissional que deixa os atletas em condições de competir em alto nível. Que responsabilidade incrível, não é?

4. Gestor de academia

Ao falar em academia, o formado na área não precisa atuar apenas entre os aparelhos e com os alunos. Ele também dispõe de um entendimento específico para cuidar do negócio da maneira ideal.

Como gestor de academia, o profissional é quem deve analisar questões financeiras, acompanhar o uso dos equipamentos, aumentar o número de clientes e tomar decisões. Como ele tem um conhecimento especializado na área de Educação Física, é capaz de criar a experiência adequada.

5. Analisador de desempenho

Além de tudo, o bacharel pode atuar na análise direta de desempenho. Uma equipe esportiva, por exemplo, utiliza essa função para saber quais são os pontos de melhoria que precisam de atenção. Já as empresas podem recorrer a essa função para conhecer a produtividade dos colaboradores e como podem entregar resultados ampliados. A partir dos números, o bacharel propõe soluções consistentes.

Depois de explorar essas profissões, o bacharelado em Educação Física fica ainda mais interessante, não é? Com a escolha de uma boa faculdade, você tem a chance de aproveitar essas e outras possibilidades.