Blog

23 de julho • 2020

Por que mais estudantes querem ser Advogados/Juízes?

Conheça 5 carreiras promissoras para quem faz Direito

A área do Direito passa por constantes transformações que vão muito além das leis. Na hora de escolher qual caminho seguir na profissão, não podemos deixar de lado as carreiras do futuro. Afinal, é possível ir além das escolhas relacionadas à Advocacia e à Magistratura (juízes).

As mudanças, inclusive, são complementadas por outras tendências, como a inserção digital, a humanização do Direito, a aplicação do Direito Sistêmico e o desenvolvimento de competências. Se você conhecer o que está em alta, poderá escolher a oportunidade certa para os seus objetivos.

A seguir, veja quais são as 5 carreiras mais promissoras no Direito, para além dos concursos públicos existentes!

1. Mediação e arbitragem

A mediação é uma nova maneira de resolver conflitos jurídicos, com decisão de ambas as partes. Ao mediador, cabe o papel de facilitar o diálogo e determinar certas condições para que a troca seja facilitada.

A arbitragem é diferente e dá ao profissional o “poder” de decidir qual é o melhor cenário para as partes. Essas soluções prometem dar mais dinamismo diante de disputas de interesses, sendo que contribuirá para descongestionar o Poder Judiciário; por isso, têm atraído cada vez mais interesse.

2. Especialização em cibersegurança e proteção de dados

Desde os escândalos sobre a privacidade de dados digitais, o Brasil e outros países têm editado leis sobre a segurança da informação. A versão brasileira é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que promete transformar a forma como as informações digitais são coletadas, armazenadas e usadas.

Também há questões sobre invasões de sistemas e crimes cibernéticos, como fraudes. O profissional de Direito especializado ajudará as empresas a entrarem em conformidade com as regras, além de atuar na elaboração de um conjuntos de procedimentos.

3. Compliance

A Compliance envolve todas as práticas que permitem que uma empresa esteja dentro das normas previstas por lei e de padrões de qualidade. Com ela, é possível trabalhar contra a corrupção e evitar desvios e outros problemas.

O crescimento dessa área e a chance de aplicar esses conhecimentos jurídicos tem interessado os operadores do Direito a seguirem nessa direção. Portanto, vale a pena ficar de olho nesta área, pois estamos falando de uma opção com grande potencial de crescimento.

4. Direito do entretenimento

Para ir além da atuação de advogados e de juízes tradicionais, há como explorar novas áreas de conhecimento do Direito. A proposta voltada para o entretenimento se destaca e promete ganhar importância.

Esse tema envolve a liberação de autorizações e alvarás para eventos, além de tratar de contratos de prestação de serviços em todos os cenários. Por isso, é possível esperar um crescimento nessa área.

5. Legal Design

Talvez nunca tenha ouvido falar, mas o Legal Design já aparece como uma das carreiras do futuro no Direito. Seu principal objetivo? Melhorar a experiência do usuário nas práticas jurídicas e obter a desejada humanização do segmento.

Como Legal Designer você terá a função de definir boas práticas e configurações para garantir o melhor acesso aos procedimentos. Ser formado em Direito é um grande diferencial para essa carreira, que se destaca diante do crescimento das lawtechs (startups relacionadas às questões legais).

As carreiras promissoras no Direito vão muito além da atuação tradicional de advogados e de juízes. Com a capacitação e o preparo certo, será possível aproveitar ao máximo essa tendência!