Blog

22 de agosto • 2019
Comunicação

Conheça como é fazer Jornalismo no Ielusc

Tão importante quanto decidir que Jornalismo é a sua área é fazer um bom curso. Afinal, é isso que vai abrir as portas do mercado de trabalho para que você alcance seus objetivos. Nesse momento de escolha, é interessante considerar o curso no Ielusc.

A instituição apresenta estrutura e abordagem teórica e prática que são compatíveis com o mercado. Além disso, terá uma experiência de ponta e que fará toda a diferença no seu currículo.

Quer saber como é fazer Jornalismo no Ielusc? Nós mostramos tudo. Venha conferir!

A grade curricular atualizada

Já que o jornalista tem que acompanhar as mudanças de comportamento e de interesse da sociedade, nada mais justo que aprender de forma atualizada. No Ielusc, a grade curricular é completa e voltada para as necessidades atuais do mercado. Entre as principais disciplinas, estão:

  • Linguagem e Discurso;
  • Fundamentos da Notícia;
  • Jornalismo Impresso;
  • Técnicas de Apuração Jornalística;
  • Telejornalismo;
  • Radiojornalismo;
  • Jornalismo Digital;
  • Jornalismo Comunitário;
  • Jornalismo Literário;
  • Cinema e Vídeo, entre outras.

Ao total, são 3600 horas de curso. Dessas, 120 horas são dedicadas à atividade complementar de graduação e 200 às disciplinas eletivas. Também há a elaboração de monografia e a realização de estágio para a conclusão.

Os estudos práticos

O jornalismo não é feito apenas na teoria. É preciso colocar a mão na massa e, por isso, o Ielusc oferece práticas completas em sua estrutura.

A faculdade conta com estúdio fotográfico e laboratório de revelação de fotos analógicas. O trabalho é tão importante que muitos registros fazem partes de exposições.

Também há um ambiente completo de televisão para que os alunos criem telejornais, programas de auditório e até documentários. No laboratório de informática, os computadores de alto desempenho fazem com que os estudantes vivam a realidade da edição de imagem, vídeo e som.

Quando o assunto é rádio, o espaço completamente equipado permite produzir spots e jingles comerciais, entrevistas, debates e podcasts.

Os diferenciais do Ielusc

Toda essa estrutura se reflete em um resultado importante: o conceito de 4 estrelas, de 5 possíveis, no MEC. O curso de Jornalismo do Ielusc está na vanguarda e, por isso, apresenta muitos diferenciais. Quer conhecer os principais? Venha ver!

Pioneiro na região

A graduação do Ielusc não foi apenas criada por jornalistas para jornalistas. Também foi pioneira no mercado e a primeira a chegar à região norte de Santa Catarina. Atualmente, tem mais de 20 anos e já formou dezenas de jornalistas de grande sucesso no setor.

Capacitação para todas as áreas

Outro ponto de destaque é que essa formação capacita para atuar em todas as áreas. Você poderá trabalhar em qualquer meio (offline, impresso ou digital) e com vários temas. É possível ser fotojornalista, jornalista investigativo, esportivo e assim por diante!

Variedade de pesquisa e extensão

Além de toda a estrutura prática, o Ielusc disponibiliza diversas atividades de pesquisa e extensão. A Revista Rastros é a publicação da faculdade e a REVI é a revista eletrônica. Já a Assessoria de Comunicação na área de Direitos Humanos atua no Centro de Direitos Humanos (CDH) de Joinville. Não menos importante, há o Núcleo de Estudos em Comunicação (NECOM), que permite realizar pesquisas acadêmicas relevantes.

Fazer Jornalismo no Ielusc é sinônimo de aplicação prática e capacidade de trabalhar em qualquer que seja o seu sonho. Com uma formação ampla e com tanta qualidade, você tem todas as ferramentas para alcançar seus objetivos.

Veja mais

Quanto ganha um jornalista?

22 de agosto • 2019

Por que mais estudantes querem ser jornalistas?

22 de agosto • 2019

Você gosta da área de Ciências Sociais?

22 de agosto • 2019