Blog

29 de julho • 2019

Como conseguir financiamento do FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação (MEC),  desde o ano passado, foi dividido em duas modalidades: FIES e o P-FIES.

Na modalidade FIES, a taxa de juros é zero. Na P-FIES, os juros são abaixo dos cobrados por instituições financeiras tradicionais. Mas, antes de aproveitar os benefícios, é necessário saber como inscrever-se.

Para não ter dúvidas, veja como conquistar o financiamento do Fies!

Conheça as condições de participação

O primeiro passo é entender quais são os critérios:

  • ter participado de qualquer prova do Enem, a partir de 2010;
  • ter pontuação mínima de 450 no exame e não ter zerado a redação;
  • ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para a modalidade FIES, ou de até 5 salários mínimos, para a modalidade o P-Fies; e
  • renda mínima de um salário mínimo, para candidato que se declarar o único membro da família.

Pessoas que já utilizaram o financiamento do Fies  podem solicitar novamente, desde que já o tenham quitado. Estudantes com bolsas parciais do ProUni podem solicitar o Fies para custear o restante da mensalidade, desde que seja na mesma Instituição.

Além disso, o percentual máximo a ser financiado é determinado pelo tipo de curso e pela renda familiar declarada.

Faça o cadastro no site do financiamento do Fies

Você se encaixa em todos os quesitos? Que ótimo! Agora, é a hora de realizar a inscrição para concorrer ao financiamento. O processo é inteiramente feito no site do Fies, conforme cronograma divulgado pelo MEC.

É só clicar em “Minha Inscrição” e, após, em “Primeiro Acesso”. Insira o seu CPF e a data de nascimento, pois esses dados serão cruzados com a base do Enem. Se tudo estiver certo, adicione um e-mail, uma senha e ative o cadastro. Retorne ao site, insira seu CPF e a senha escolhida e preencha as informações. Serão solicitados os dados pessoais e das pessoas do grupo familiar — inclusive, as suas rendas.

No final, selecione uma área de conhecimento de interesse — como Ciências Exatas ou Humanas — e até 3 cursos. Tudo depende da disponibilidade de vagas, então tenha isso em mente.

Fique de olho nos resultados

Após enviar a sua inscrição, é hora de cruzar os dedos. Os critérios de desempate são impessoais e objetivos, então é o momento de torcer.

Em uma data específica, o resultado será apresentado. A classificação varia com a quantidade de vagas para cada curso e com a “pontuação” de cada estudante. Se não tiver conseguido logo de primeira, o Fies ainda tem uma lista de espera. Fique de olho!

Complemente as informações após ser selecionado

Depois de ser chamado pelo programa de financiamento do Fies, é preciso complementar os dados. Novamente, o processo é feito no site, mantido pelo MEC. Tudo estará explicado e é só preencher as informações corretamente.

Mas ainda não acabou! Depois dessa etapa, você tem até 5 dias corridos para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar os dados.

Após 10 dias, a contar do terceiro dia útil, terá que ir até um agente financeiro — ou seja, o banco. Se não tiver conta, terá que abrir. Com toda a documentação em mãos, é só assinar e finalizar a contratação!

O financiamento do Fies oferece condições exclusivas para os estudantes. Com esse passo a passo, você saberá tudo  o que é necessário para fazer o seu cadastro e ter a chance de integrar o programa.