25 de março • 2020

Nota do Diretor da Faculdade IELUSC

 

 

Prezada comunidade acadêmica,
Saudações!

Estamos vivendo algo até bem pouco tempo atrás inimaginável. De um dia para outro vimos nossas vidas se alterarem profundamente. Paralelamente às preocupações que já tínhamos com nosso trabalho, nossos estudos, nossos familiares, passamos a nos preocupar com algo que sempre esteve presente, mas em circunstância distinta. Refiro-me, por óbvio, a nossa saúde e nossas vidas, bem como daqueles que gostamos e tanto amamos: familiares e amigos. 

É fato que somos parte de um mundo, que neste momento, está fragilizado, especialmente pelas incertezas diante do cenário causado pelo Novo Coronavírus – COVID-19. 

Este vírus está a nos exigir um comportamento individual e coletivo que não estávamos acostumados, pois na condição de ser social o tal “distanciamento social” ao qual estamos submetidos nos estabelece limitações até então impensadas, algo que víamos apenas em filmes de ficção. Ocorre que agora a ficção bateu às nossas portas como realidade, queiramos ou não, gostemos ou não.

Mas como em todo enredo de filme há nele personagens que não abdicam, em momento algum, da esperança e do comprometimento para o bem de todos.

Pois é assim que penso: precisamos decidir sobre o lado que queremos ficar e como agir a partir de tal definição, que sempre será de cada um. 

Particularmente penso que temos apenas uma opção: seguir em frente, inclusive porque tudo passa, permanecendo no trajeto apenas as lembranças e no ponto de chegada os resultados decorrentes das ações definidas.

Diante disso, nós da Faculdade Ielusc temos incansavelmente trabalhado para que nossos professores, funcionários e estudantes possam avançar nos propósitos de suas vidas da forma mais segura possível.

Nossos professores, nossos funcionários e acadêmicos possuem cada qual o seu propósito de vida e quero crer, encontraram espaço para a consecução destes na Faculdade Ielusc, o que nos honra muito.

Nestes últimos dias nossos professores planejaram, com muita dedicação, afinco e comprometimento, suas aulas em um novo formato, utilizando novas plataformas de maneira inovadora e responsável. Alguns, equivocadamente, associaram tais atividades ao ensino à distância (EAD), e diante disso explico:

– A Faculdade Ielusc é uma instituição de Ensino Superior que acredita no potencial do ensino presencial, pois a presença de Mestres e Doutores, discutindo conceitos, compartilhando experiências em ambientes específicos, tais como laboratórios e salas ambiente possuem distinto potencial para a aprendizagem. Por isso atuamos exclusivamente com o ensino presencial;

– Em momento algum substituímos ou substituiremos nossos docentes por tutores, pois entendemos que a maior força da nossa Instituição está exatamente na capacidade dos seus professores, que possuem titulação e experiência na área;

– As aulas na Faculdade Ielusc neste momento de distanciamento pelas conhecidas questões de saúde não foram substituídas por plataformas com conteúdo autoinstrucional. Dito de outra forma, as aulas continuam sendo ministradas pelos respectivos professores da disciplina (componente curricular);

-Todos os cursos oferecidos pela Faculdade Ielusc possuem infraestrutura compatível com as exigências das famílias e acadêmicos que verdadeiramente optaram por uma educação diferenciada. E, para tanto, quando do desenvolvimento dos respectivos projetos pedagógicos de curso (PPC) e planilha de preços os laboratórios, os estúdios, as salas específicas de aprendizagem, quadras, piscinas, equipamentos, insumos foram considerados;

– Aos nossos docentes, cujo percentual alcançou em 2019 85% de Mestres e Doutores, oferecemos a melhor valorização da cidade, pois entendemos que precisamos atrair os melhores;

Assim, realizadas as devidas considerações, desejo desfazer o equívoco da utilização do termo EAD na forma como tradicionalmente ele é conhecido. A educação remota que hoje praticamos dá-se com os melhores recursos disponíveis para o momento (e somente em razão dele), com a continuidade das atividades e a sequência do plano de conteúdos das aulas incialmente planejadas de forma presencial. Reitero que somos uma Faculdade com qualidade diferenciada. Nossas ações são pautadas na estrita observância dos preceitos legais, na qualidade de ensino e na responsabilidade. Por essa razão, temos a certeza de que a solução encontrada para o enfrentamento da crise é a que mais atende aos  nossos propósitos de resguardar a segurança da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, manter o fluxo do calendário letivo de 2020, sem prejuízo das atividades e conteúdos previstos na fase atual de cada curso.

Paralelamente, preciso destacar as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade que temos recebido de diferentes acadêmicos e de distintos cursos, assim como de nossos colaboradores, mais envolvidos e engajados com esta nova forma de trabalho, com a utilização de variados recursos remotos e em conformidade ao disposto pela Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, alterada pela Portaria nº 345 de 19/03/20 (MEC).

Junte-se a isso as atividades de conscientização e de informação que estão sendo propostas em alguns dos nossos cursos, justamente por seus estudantes.

Não podemos deixar de registrar que estamos cientes das preocupações financeiras de nossos acadêmicos e responsáveis e, justamente por essa razão, informamos que iniciamos estudos para a viabilização de alternativas distintas daquelas já oferecidas, tais como: PROUNI, FIES, UNIEDU, FUNDACRED, SESPORTE, PIBID, Bolsas Internas e assim por diante.

Verdadeiramente teremos que reaprender a administrar o nosso tempo, pois nossas vidas foram alteradas e parte deste novo aprendizado passa pela permanência em nossas casas, e ainda, quando necessário, no próprio trabalho, com todos os cuidados que estão sendo amplamente divulgados. Eu, inclusive, possuo familiares que seguem trabalhando (filha).

Por fim, encerro pedindo que não hesitem em se cuidar ao máximo, mas que sigam o caminho, pois tudo passa. Mantenham a disciplina, mantenham o projeto original, desenvolvam a solidariedade, pois o que buscamos está ali, após a próxima curva.

Um grande abraço e contem conosco!

Paulo Renato Manetzeder Aires
Diretor de Ensino Superior