Enter your keyword

II Simpósio de Enfermagem

II Simpósio de Enfermagem

Acadêmicos do Curso de Enfermagem do IELUSC participaram, na manhã desta segunda-feira (9), do II Simpósio Acadêmico de Enfermagem, com a temática “A atuação do enfermeiro na captação e doação de órgãos”. O evento foi organizado por estudantes da 8ª fase do Curso, na disciplina de “Administração e gerenciamento dos serviços de enfermagem”, ministrada pela professora Rosilda Veríssimo Silva.

Participaram da palestra os enfermeiros Fabiana Mohr (UTI Adulto Hospital Dona Helena), Robson Duarte (UTI Adulto Hospital Municipal São José), Vanessa Guolart (UTI NEO/PED Hospital Infantil) e Maria C. Siqueira Rosa (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT). Na oportunidade, explicaram sobre a preparação do enfermeiro nos casos de notificação de morte encefálica, e do cuidado com os familiares e com o paciente. “O relógio do familiar não é igual ao nosso. Para nós, nessa situação, horas passam em minutos, mas para a família minutos equivalem horas de espera. É preciso ter empatia e atenção”, orienta a enfermeira Maria Carolina Siqueira.

A acadêmica da oitava fase, Viviane Luiza Haffemann, explica que a escolha do tema se deu pela complexidade do sistema. “O processo de doação e transplante de órgãos é muito delicado e o trabalho do enfermeiro é fundamental nessa situação. Para nós, que ainda estamos na academia, é importante entender e conhecer o processo”, conclui Viviane.