Enter your keyword

Fonoaudiologia celebra o Dia Mundial da Voz

Fonoaudiologia celebra o Dia Mundial da Voz

Acadêmicos, docentes e profissionais da área da Fonoaudiologia estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (16), no auditório da Unidade Saguaçu II, para celebrar o Dia Mundial da Voz. A data objetiva conscientizar a população sobre a importância da voz para a promoção da saúde, bem como promover o conhecimento, orientar a população e auxiliar no diagnóstico precoce de possíveis doenças.

Na oportunidade, os presentes participaram da palestra “Métodos e técnicas para a intervenção e avaliação da ressonância nasal”, com a professora Dra. Clara Simone de Mendonça. A voz, produzida na laringe, sofre modificações ao passar pelo trato nasal, conferindo características a ela. “Espera-se que, em uma voz normal, haja um escape de ar pelas narinas durante a emissão dos sons nasais o suficiente para que o ouvinte perceba a nasalidade. O funcionamento do esfíncter velo faríngeo (EVF) pode ser afetado por patologias ou mesmo por características individuais que acentuam ou diminuem a nasalidade vocal”, explica Clara. Os métodos de avaliação buscam averiguar quais técnicas podem ser utilizadas para auxiliar o paciente no dia a dia. 

Clara Simone de Mendonça é pedagoga, licenciada em Letras, doutora em Linguística pela UFSC e docente do Curso de Fonoaudiologia do IELUSC.