Enter your keyword

Acadêmicos de Enfermagem apresentam seminários

Acadêmicos de Enfermagem apresentam seminários

 

Para concluir a disciplina de Saúde Coletiva I, os acadêmicos da 1ª fase de Enfermagem realizaram, nos dias 2 e 3 de julho, encenações de casos que envolvam situações familiares com o intuito de discutir os conceitos para o cuidado do enfermeiro com a família.

Na oportunidade os alunos fizeram representações sobre as diversas organizações familiares e sobre situações que são indicadas para o atendimento da família. De acordo com a professora Solange Abrocesi, o trabalho realizado em sala de aula busca apresentar aos acadêmicos o conceito atual sobre família, suas estruturas e novas configurações, também inicia a discussão sobre os cuidados de enfermagem. “Família é um dos conteúdos transversais na formação do acadêmico de enfermagem, isto se deve ao fato de constituir uma unidade de referência na formação do indivíduo; família é um elemento de determinação de saúde e de doença, portanto impacta diretamente na forma de cuidar do enfermeiro com a família. Na primeira fase, em Saúde Coletiva, o aluno aprende também o conceito básico que é o respeito, o cuidar, o ouvir e a ética”, explica Solange.

Essa é a primeira vez que a encenação é utilizada como uma estratégia pedagógica para apreensão do conteúdo “Família” na disciplina de Saúde Coletiva I, a docente avalia positivamente o envolvimento dos grupos. “Os estudantes desenvolveram as encenações nos conteúdos que trabalhamos em sala de aula e, de forma lúdica, fixaram os conceitos científicos e as etapas do atendimento às famílias”, conclui.